Confiança, responsabilidade e compromisso com a qualidade dos serviços.

Para oferecer o melhor aos nossos clientes, cada produto desenvolvido é testado em nosso laboratório de pesquisas. Esse é um selo de garantia da Embratel e um compromisso com a qualidade do que fazemos.

Certificação ISO 14001

 
A Embratel atua contribuindo com o meio ambiente em várias regiões do Brasil. As cidades de Santo Amaro das Brotas (SE), Fernando de Noronha (PE) e Penedo (AL) são exemplos de como o Sistema de Gestão Ambiental (SGA) utilizado pela organização é consistente e é praticado, por meio da certificação ISO 14001.
 
 
Essa é a forma pela qual a empresa se mobiliza, interna e externamente, para a conquista da qualidade ambiental desejada. 
 
Conheça nossas contribuições em cada região:
 
Santo Amaro das Brotas, SE
 
A Embratel implementou o sistema de gestão ambiental na estação de Telecomunicações de Santo Amaro, na cidade de Santo Amaro das Brotas, em Sergipe. O controle sobre descarte de materiais, a coleta seletiva de lixo, a seleção criteriosa de parceiros fornecedores de bens e serviços, as campanhas de divulgação e conscientização sobre a importância da preservação do meio ambiente, além do acompanhamento sistemático da legislação pertinente, favoreceu o aperfeiçoamento da prática gerencial. A implementação do sistema de gestão ambiental, permitiu entre outros procedimentos, a redução do consumo de energia comercial e água, a coleta seletiva do lixo e o controle no descarte de materiais, que deram sustentação ao programa.
 
Política de Gestão Ambiental 
- Prover serviços de telecomunicações, com melhoria contínua do sistema de gestão ambiental: - Prevenindo a poluição do ecossistema; - Cumprindo com a legislação e as normas ambientais; - Incentivando e participando de sistemas e programas ambientais; - Promovendo ações de conscientização, capacitação e treinamento; - Promovendo ações de identificação e atendimento dos impactos ambientais. 
 
Fernando de Noronha, PE
A Embratel iniciou suas operações no arquipélago de Fernando de Noronha em 1972 com um sistema de transmissão em HF (high frequency). Em 1982, este sistema de transmissão foi substituído por equipamentos satélite e multiplexação analógica, logo depois substituídos por equipamentos de tecnologia digital. Isto permitiu a telefonia, a comunicação de dados, o serviço móvel marítimo e circuitos de proteção ao voo. Em Outubro de 1999, a Embratel obteve a certificação do programa de Gestão Ambiental da Estação de Telecomunicações de Fernando de Noronha. O certificado foi concedido pela Fundação Carlos Alberto Vanzolini e está coerente com a política de Gestão Ambiental estabelecida pela direção da empresa. A certificação veio coroar o esforço dos colaboradores e comunidade, que juntos trabalharam para o sucesso do projeto. O programa permitiu a redução de 20% do consumo de energia comercial na ilha e 100% do consumo de óleo diesel (1.000 litros/ano) com a desativação de grupos motores geradores. A produção de energia limpa, a utilização de um sistema de climatização natural sem o uso de aparelhos de ar condicionado, a captação da água da chuva para regar o jardim ornamentado com mudas nativas, a coleta seletiva do lixo e o controle no descarte de materiais são cuidados que dão sustentação ao programa. Tudo isso e mais a história da presença da empresa na ilha está contada através de painéis fotográficos no Memorial Fotográfico Embratel, instalado no local e aberto à visitação pública. 
 
Política de Gestão Ambiental 
- Prover serviços de telecomunicações, com melhoria contínua do sistema de gestão ambiental: - Prevenindo a poluição do ecossistema; - Cumprindo com a legislação e as normas ambientais; - Incentivando e participando de sistemas e programas ambientais; - Promovendo ações de conscientização, capacitação e treinamento; - Promovendo ações de identificação e atendimento dos impactos ambientais. 
Gestão Ambiental 
Para a produção de energia limpa são utilizados painéis solares e uma turbina eólica. Os aparelhos de ar condicionado foram substituídos por um projeto arquitetônico que permite a climatização natural pela ação dos ventos, utilizando o processo de convecção. Tudo desenvolvido em parceria com a Universidade Federal de Pernambuco. O sistema eliminou por completo o uso de óleo diesel na estação. O controle sobre descarte de materiais, a coleta seletiva de lixo, a seleção criteriosa de parceiros fornecedores de bens e serviços, as campanhas de divulgação e conscientização sobre a importância da preservação do meio ambiente, além do acompanhamento sistemático da legislação pertinente, favorece o aperfeiçoamento da prática gerencial. O Memorial Fotográfico Embratel instalado no próprio local e aberto ao público conta através de 16 painéis, a história do arquipélago, da Embratel e do programa de gestão ambiental da estação de Fernando de Noronha. 
Esse trabalho é reconhecido e premiado por várias organizações, inclusive pela comunidade local, que conferiu à Embratel o Prêmio Fernando de Noronha de Ecologia e Preservação, na categoria Empresa, "pelos relevantes serviços prestados e pelo patrocínio em projetos de preservação da natureza". Para conhecer mais sobre a Certificação ISO 14001 ou o trabalho da Embratel em Fernando de Noronha, envie uma mensagem o email 14001ne@embratel.com.br ou telefone gratuitamente para 0800 970 8010.
Penedo, AL
A Embratel está em processo de implementação do sistema de gestão ambiental na estação de Telecomunicações de Santo Amaro, na cidade de Santo Amaro das Brotas, em Sergipe. O controle sobre descarte de materiais, a coleta seletiva de lixo, a seleção criteriosa de parceiros
fornecedores de bens e serviços, as campanhas de divulgação e conscientização sobre a importância da preservação do meio ambiente, além do acompanhamento sistemático da legislação pertinente, favorece o aperfeiçoamento da prática gerencial.

Política de Gestão Ambiental da Embratel

Antena
Prover serviços de telecomunicações, com melhoria contínua do sistema de gestão ambiental.
Folha
Prevenir a poluição do ecossistema e cumprir com a legislação e as normas ambientais.
Lâmpada
Incentivar e participar de sistemas e programas ambientais.
Alvo
Promover ações de conscientização, capacitação e treinamento, identificação e atendimento sobre os impactos ambientais.

Certificação ISO 17025

Desde 2001, a Embratel coloca à disposição de seus clientes um moderno laboratório de pesquisas e testes que garante e atesta a qualidade dos produtos e serviços da Empresa. Em dezembro de 2002, o CRT recebeu a Acreditação CRL-0139 do Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (INMETRO) em conformidade com a norma ABNT NBR ISO/IEC 17025, que atesta a excelência dos processos de laboratórios
voltados para sua especialidade. Esse marco é um selo de garantia adicional que reafirma o compromisso da Embratel com a qualidade do que faz, dos serviços que oferece aos seus clientes e da sua responsabilidade social.

Certificação ISO 9001

A Certificação ISO 9001 é um modelo para a garantia da qualidade em produção, instalação e serviços associados.

Veja abaixo as Certificações ISO 9001 conquistadas pela Embratel:
Seta

Tanguá

Recertificação concedida à Estação Terrena de Comunicações por Satélite de Tanguá, devido à qualidade dos seus serviços de disponibilização de circuitos digitais e provisão de sinais internacionais de televisão.
Seta

Brasil Center Comunicações

Todos os Call Centers (Juiz de Fora, Goiânia, Ribeirão Preto e Vila Velha) e o Suporte Técnico da BrasilCenter foram certificados pela ISO entre 2000 e 2001 e recertificados pela ABS Quality Evaluations Inc. em 2003 e 2004.
Seta

Morungaba

A Estação Terrena de Comunicações Via Satélite de Morungaba, responsável por uma parte das comunicações nacionais e internacionais do Brasil no tráfego telefônico, de dados, textos, televisão e outros serviços, é a primeira do gênero, nas Américas, a receber o certificado, atestado de alta qualidade reconhecido tanto no Brasil como nos Estados Unidos e na Europa.
 
Seta

Guaratiba

A Embratel é a primeira operadora de telecomunicações do mundo a conquistar o certificado de qualidade ISO 9001 para o processo de controle de seu segmento espacial, em função do desempenho do Centro de Controle de Segmento Espacial da Estação Terrena de Guaratiba, não só no controle propriamente dito como também na monitoração de lançamento e de salvamento de satélite.

Green IT de Gestão Ambiental

O certificado Green IT faz parte do Programa de Gestão Ambiental da Furukawa e foi implementado em agosto de 2007. A iniciativa permite a revitalização da rede de cabeamento estruturado por meio da substituição de cabos e acessórios de conectividade, de tecnologias obsoletas, por soluções de última geração. A ação visa a proteção do meio ambiente, já que o
material sucateado recebe tratamento e reciclagem, transformando-se em matéria-prima para outras indústrias. Este programa evita a destinação incorreta da sucata de cabeamento, que pode ocasionar a emissão de gases tóxicos quando queimada em ferros-velhos e aterros.
Certificado Green IT

A Embratel conquistou o certificado Green IT em junho de 2013, concedido pelo programa de Gestão Ambiental da Furukawa, por enviar 1.500 quilos de cabos metálicos e de rede para reciclagem. 
 
O material foi aproveitado das obras de construção da nova sede do Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016™, no bairro Cidade Nova, no Rio de Janeiro.