Posso Ajudar?

Conheça a Embratel Participações
Relatórios Financeiros
Comunicados
Apresentações e Eventos
Relatório Anual
Governança Corporativa
Aviso aos Acionistas
Ações da Embratel Participações
Transferência de Titularidade
Dividendos e Juros sobre Capital Próprio
Compra e Venda de Ações
Instituição Financeira Depositária
Glossário e Definições
Perguntas e Respostas
Embratel S.A - Informações aos Acionistas

Atendimento aos Acionistas
Acionistas Oriundos do Plano de Expansão/ Acionistas da Antiga Telebrás

O que aconteceu com o Sistema Telebrás
A Telebrás era uma empresa holding controlada pela União Federal. Ela detinha participações em várias empresas de telecomunicações brasileiras. Em maio de 1998, a Telebrás foi cindida em 12 empresas holdings, cada uma responsável por algumas das participações acionárias da Telebrás. A Embratel Participações S.A. é uma dessas 12 holdings que detém a participação majoritária na Empresa Brasileira de Telecomunicações S.A - Embratel. Em julho de 1998, no leilão de privatização, a União Federal vendeu sua participação em cada uma dessas holdings.


O que aconteceu com os acionistas
Quem era acionista da Telebrás passou a ser acionista de cada uma das 12 holdings com exatamente a mesma quantidade de ações que detinha da Telebrás. Por exemplo, quem tinha 1.000 ações da Telebrás, passou a ter 1.000 ações da Embratel Participações, 1.000 ações da Telesp Participações, 1.000 da Tele Norte Leste Participações e assim sucessivamente para as 12 holdings.

Quem comprou linha telefônica de plano de expansão de 1975 a 1995, através de uma companhia local de telefonia fixa pode ter direito a ações da antiga Telebrás.


Como proceder se você acha que pode ser acionista da antiga Telebrás
Dirija-se ao banco depositário de sua operadora de telefonia fixa local ou à própria operadora. Se o seu nome não constar no cadastro, o banco ou a operadora vão orientar quanto à documentação que deve ser apresentada para a sua identificação como acionista.

Caso você não faça parte do cadastro eletrônico de acionistas da instituição depositária e tenha documentação comprobatória de que tem direito a ações da antiga Telebrás, deve dirigir-se à companhia local de telefonia fixa onde adquiriu o plano de expansão e solicitar a sua identificação como acionista.