A Embratel
Press Releases
Últimos releases
Busca de Releases
Comunicados
Últimos releases
Release

16/08/2013
Embratel anuncia novo satélite: o Star One D1

Empresa divulga investimentos de US$ 400 milhões e inicia sua quarta geração de satélites

A Star One, a maior operadora de satélites da América Latina e subsidiária da Embratel, anuncia seu novo satélite: Star One D1. Com investimentos de US$ 400 milhões, o novo satélite iniciará a quarta geração de satélites da Star One, a família D, com foco na Banda Ka tecnologia que disponibiliza Internet e banda larga de baixo custo via satélite. O Star One D1, o maior satélite já construído pela empresa, equipado com as Bandas C, Ku e Ka, garantirá a ampliação da oferta de capacidade satelital no Brasil, nas Américas do Sul e Central, incluindo o México. Seu lançamento está previsto para o primeiro trimestre de 2016.

"O anúncio de hoje é estratégico por ampliar nossa capacidade satelital, especialmente em Banda Ka, para transmissões de dados, backhaul de telefone celular e atendimento ao Plano Nacional de Banda Larga, afirma José Formoso, presidente da Embratel e do Conselho de Administração da Star One. Estamos reafirmando nosso compromisso em assegurar o crescimento e a qualidade da frota da Star One, aumentando a capacidade de satélite do Brasil e da América Latina".

Com o novo satélite, reforçamos nossa liderança absoluta no mercado brasileiro e nosso posicionamento como uma das dez maiores empresas de satélite do mundo, diz Gustavo Silbert, presidente da Star One, destacando que o grupo foi pioneiro na comunicação via satélite no Brasil, quando em 1985 lançou o Brasilsat A1, dando início à primeira geração de satélites brasileiros para comunicações domésticas na América Latina.

O Star One D1 irá assumir a posição orbital de 84° W, garantindo a continuidade dos serviços em Banda C do Brasilsat B4. Ele terá ainda nova capacidade em Banda Ku para atender às demandas de dados, vídeo e Internet de clientes corporativos e de governo no Brasil, nas Américas do Sul e Central, incluindo o México. Além disso, o novo satélite vai inaugurar a quarta geração da Star One, focada em Banda Ka, voltada primariamente para o atendimento ao Plano Nacional de Banda Larga e backhaul de celular. A cobertura de Banda Ka do novo satélite vai abranger as regiões Nordeste, Sul, Sudeste e partes das regiões Norte e Centro-Oeste do Brasil.

O Star One D1 será construído pela empresa canadense-americana Space Systems Loral e lançado ao espaço por foguete da empresa francesa Arianespace. Pesará cerca de 6 toneladas e possui configuração de 28 transponders (receptores e transmissores de sinais) em Banda C, 24 em Banda Ku e cerca de 300 transponders equivalentes de 36 MHz em Banda Ka. A Banda C garante a oferta de sinais de voz, TV, rádio e dados, incluindo Internet. A Banda Ku permite a oferta de serviços de transmissão de vídeo diretamente aos usuários, além de Internet e telefonia para localidades remotas. Já a Banda Ka viabiliza acesso à banda larga de baixo custo via satélite e transmissão de dados em alta velocidade.

Hoje, a Star One já oferece capacidade de satélites para boa parte das 500 maiores empresas do Brasil, as principais emissoras de TV, canais independentes e diversos órgãos do Governo Brasileiro, incluindo o Ministério da Defesa. Com o novo satélite, a Star One assegura ao mercado a continuidade do satélite B4, e possibilita, ainda, a oferta de capacidade para mais serviços de dados, vídeo, Internet de alta velocidade e de banda larga.

Além disso, o Star One D1 terá capacidade para atender futuras demandas que surgirão com as Olimpíadas de 2016, já que será lançado no início do ano, além de poder ser utilizado por grandes empresas e por aplicações do governo. Vale destacar, ainda, que os satélites da Star One são capazes de receber e transmitir sinais de televisão, rádio, telefonia, Internet e dados para aplicações de entretenimento, telemedicina, tele-educação e negócios, necessários para a interligação dos países da América Latina e essenciais para as comunidades mais distantes.

A maior empresa regional de satélites da América Latina
A Star One possui a maior frota da América Latina, com sete satélites. Opera com cinco satélites geoestacionários (Star One C1, C2, C3, C12 e Brasilsat B4), além de dois em órbita inclinada (Brasilsat B2 e B3). No final de 2014, a empresa lançará o Star One C4 e, no primeiro trimestre de 2016, lançará o Star One D1. A capacidade destes satélites suporta toda uma gama de soluções para clientes dos segmentos de telefonia, TV, dados e redes corporativas no Brasil e ainda permite ampliar a oferta desses serviços para os países da América Latina.

Excelência mundial
Além de ser líder e pioneira em soluções via satélite da América Latina, a Star One foi a primeira empresa no mundo a receber o certificado ISO 9001:2000 pelo serviço de controle de satélites a partir de Guaratiba. Essa certificação coloca a Star One como uma das empresas mais confiáveis do mundo por conta de seus sistemas de controle. A Star One é uma empresa credenciada de acordo com as normas do Inmetro no Brasil, da Ansi-Rab nos Estados Unidos e RVA na Holanda. Pioneira em vários aspectos, a empresa obteve seu primeiro certificado desse tipo ainda em 1998 e continua um passo à frente em termos de qualidade. Em 2011, visando garantir a melhor segurança de operação de sua frota, a Star One associou-se a SDA (Space Data Association), principal instituição que presta serviços de vigilância espacial a Operadores de Satélites.

O maior centro de controle do Brasil
A Star One possui o melhor e maior centro de operações de satélites do Brasil e da América Latina. Localizado em Guaratiba, RJ, a empresa controla, monitora e gerencia sua frota satelital através de uma equipe de engenheiros e técnicos brasileiros altamente especializados. O local tem um dos maiores parques de antenas da América Latina e tecnologia de última geração para atendimento a aplicações do governo, de grandes empresas dos mais diversos segmentos e de emissoras de TV e rádio.

Oferta comercial
A Star One oferece a seus clientes a segurança de contar com uma infraestrutura confiável, hoje vital para inúmeros segmentos de mercado. A empresa atende empresas públicas e privadas, dos mais diferentes setores da indústria. A Star One amplia, por exemplo, o alcance das emissoras de rádio, a capacidade de provedores de Internet, permite o ensino à distância, implementa estrutura de telefonia para empresas, amplia capacidade de comunicação de companhias com negócios internacionais e oferece projetos customizados para empresas e órgãos do governo. Para mais informações, acesse: www.starone.com.br

Sobre a Star One
A Star One é a maior operadora de satélites na América Latina. É uma empresa brasileira com 100% de participação acionária da Embratel. Criada em dezembro de 2000, opera cinco satélites GEO (Star One C1, C2, C3 e C12 e Brasilsat B4), e dois em órbita inclinada (Brasilsat B2 e B3), seis desses a partir de seu teleporto, localizado em Guaratiba (RJ). Em breve, a empresa terá dois novos satélites (Star One C4 no final de 2014) e (Star One D1, no primeiro trimestre de 2016). A capacidade dessa frota de satélites suporta toda uma gama de soluções para clientes dos segmentos de telefonia, TV, TV por Assinatura, dados e redes corporativas. Mais informações: www.starone.com.br

Ficha Técnica do Star One D1

Peso:  6340 Kg
Posição Orbital: 84ºW
Painéis solares: 2 conjuntos com 5 painéis cada
Número de Transponders: 28 em Banda C, 24 em Banda Ku e 300 (eq. 36MHz) em Banda Ka
Frequências: Bandas C, Ku e Ka
EIRP Típica: Conforme cobertura (41dBW em Banda C, 51dBW em Banda Ku e 60dBW em banda Ka)
G/T Típica: Conforme cobertura (1dB/K em Banda C, 3dB/K em Banda Ku e 12dB/K em banda Ka)

Fluxo de saturação Típico:

Conforme cobertura (-86dBW/m2 em Banda C, -88dBW/m2 em Banda Ku e -80dBW/m2 em Banda Ka)
Frequências de Beacon: Banda C: 4198,5MHz e 4199MHz (ambos na pol. H)
  Banda Ku: 11701,25 MHz (pol. H) e 12198,75MHz (pol. V)

  Banda Ka:  17702MHz (pol. L) e 20198MHz (pol. R)
Polarização: Linear (Bandas C e Ku), Circular (Banda Ka)
Previsão de lançamento: Primeiro trimestre de 2016
Fabricante (modelo): SSL (1300E)
Veículo de lançamento: Ariane 5
Local de lançamento: Kourou - Guiana Francesa
Tempo de vida: 15 anos

PLANIN Assessoria de Comunicação e de Imprensa Embratel e Star One
Angélica Consiglio e equipe tel. (11) 2138-8900 www.planin.com
Contatos: Carolina Hilal, Marcela Meira e Tatiane Beralde
Tels. (21) 2121-6336, (11) 2138-8921 e (11) 99545-3946
E-mail: embratel@planin.com




 

Embratel 2010 - Todos os direitos reservados Política de Privacidade